Campanhas criativas e de valorização do agronegócio foram apresentadas no II AgroMarketing Meetings, evento realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA), que recebeu profissionais da Rede Globo, Grupo AMAGGI, Basf e Canal Rural para apresentação dos cases premiados com o ouro na XVIII Mostra de Comunicação Agro da ABMRA. “A ideia por trás desse encontro é integrar os associados para promover a troca de ideias e informações sobre as disciplinas de marketing e o cenário atual da comunicação”, diz Jorge Espanha, presidente da ABMRA.

Em “AGRO – A Indústria-Riqueza do Brasil”, campanha premiada na categoria TV&Vídeo, João Marcus do Amaral, da área de Planejamento de Marketing da Rede Globo, destacou os objetivos de desmistificar, valorizar e aproximar a sociedade do agro. Ele também falou sobre os pilares da ação: artístico, editorial e mercadológico. Já foram produzidos 81 filmes de diversos temas tanto de produção agrícola como animal.

Já Ana Cláudia de Souza Fortunato, da área de Apoio à Gente da AMAGGI, explicou que “Kit do Conhecimento”, vencedor na categoria endomarketing & programas de incentivo da Mostra, estimula crianças e jovens a entender que o futuro está em suas mãos e que a busca por educação tem papel fundamental nesse propósito. Os kits de material escolar, divididos em infantil (0 a 7 anos) e juvenil (8 a 12 anos), são distribuídos para os filhos dos colaboradores da empresa para mostrar a importância do aprendizado e da cultura também na realização de boas escolhas durante a vida.

Durante a apresentação de “Legado”, premiado nas categorias campanha integrada e áudio, Karina Mônaco (Marca e Comunicação) e Leo Ávila (Criação da agência Santa Clara) contaram que na pesquisa de mercado realizada com agricultores mostrou que eles acreditam que a sustentabilidade está na perenidade do negócio. E uma vez que a música faz parte da vida de todos, particularmente do homem do campo, foi composta a canção “Juntos pelo seu Legado”, sobre a passagem do tempo e do conhecimento entre gerações, reforçando a ideia da campanha em prol do legado na agricultura.

Em “Troca BASF”, vencedor na categoria campanha promocional da Mostra ABMRA, o intuito é simplificar o conceito de barter para facilitar a compreensão dessa modalidade, na qual bens ou serviços são trocados sem a necessidade de dinheiro, visto que ela se transformou em importante pilar das negociações entre a empresa e os produtores de café.

“Além do Alimento” ganhou na categoria Projetos de Conteúdo e foi o último case a ser apresentado; Renato Siniscalco, da Diretoria Comercial, Marketing e Planejamento do Canal Rural, contou que a ideia inicial era unir ciência e agronegócio e levar a mensagem de três formas: do agro para o agro; do agro para a cidade; e do agro para o mundo. A ação apresenta a história e a ciência por trás dos alimentos, destacando os benefícios do consumo à saúde em temas diversos, como “Porque o café faz bem para o cérebro” e “Descubra o poder do tomate contra o envelhecimento”.

A série AgroMarketing Meetings faz parte das comemorações dos 40 anos da ABMRA, que realizou neste ano várias iniciativas importantes para as empresas, agências e profissionais das diversas cadeias do agronegócio, como a XVIII Mostra de Comunicação Agro ABMRA, a maior premiação da publicidade e marketing do agro no país. Além disso, outras ações devem acontecer ainda nesse ano, acompanhe as mídias e o site da Entidade. O 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA será realizado no dia 24 de março de 2020, também  já foram iniciados os trabalhos da 8ª Pesquisa de Hábitos do Produtor Rural, que é realizada nas propriedades e engloba questões sobre agronegócio, hábitos de compra e consumo de produtos e serviços, mídia e lazer, critérios para escolha de marcas, entre outros.

Mais informações: www.abmra.org.br


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