Três em cada 10 cães de meia idade a idosos convivem com a insuficiência cardíaca congestiva, doença crônica que não tem cura. O alerta, baseado em estudos recentes, é feito pelo médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal. A doença é foco da empresa de origem francesa no Setembro Vermelho, campanha em benefício da saúde do coração.

“A insuficiência cardíaca congestiva, também conhecida pela sigla ICC, é um dos problemas cardiológicos mais comuns em pets. Se não houver tratamento adequado, essa enfermidade pode provocar danos irreversíveis à saúde do animal, prejudicando o seu bem-estar e reduzindo sua longevidade. Em vários casos, pode se agravar, levando à morte do nosso companheiro”, informa Dias.

Para identificar as alterações cardíacas o mais cedo possível, é preciso estar atento a alguns sintomas apresentados pelos animais. “Entre os mais importantes sinais indicativos da doença estão cansaço, fraqueza, tosse frequente, dificuldade em respirar, intolerância ao exercício, diminuição do apetite, emagrecimento e desmaios”, detalha o profissional da Vetoquinol – uma das 10 maiores indústrias do setor no mundo.

Jaime Dias salienta que, “em casos mais avançados, pode haver acúmulo de líquidos nos pulmões e nos membros, com lesões importantes em outros órgãos, como os rins”. Por isso, caso o cão apresente um ou mais sintomas, é extremamente importante que o tutor o leve para consulta com um médico veterinário, que avaliará o caso, solicitará exames e auxiliará no tratamento adequado”.

Tratamento dos sinais clínicos

Dedicada ao bem-estar dos cães, a Vetoquinol desenvolveu UpCard, o primeiro diurético do mundo à base de torasemida, um ingrediente ativo com efeito diurético, que diminui a absorção de sódio e a retenção de líquido de forma rápida. Altamente seguro para cães, o medicamento tem efeito prolongado de 24 horas, o que mantém a diurese mais estável.

“A tecnologia empregada no desenvolvimento de UpCard promove menor excreção de potássio urinário, contribuindo para uma menor taxa de arritmia cardíaca”, explica Jaime Dias. “Estudo publicado no Journal of Veterinary Internal Medicine mostrou que a torasemida presente em UpCard diminui significativamente o risco de mortalidade cardíaca, além de aumentar o tempo de sobrevida dos cães acometidos pela ICC.”

Investimento em informação

Presente no Brasil há 10 anos, a Vetoquinol investe na disseminação de conhecimento de qualidade, não apenas para tutores, mas também para veterinários clínicos. No dia 16 de setembro, por exemplo, a empresa promoveu palestra técnica e gratuita para esses profissionais, abordando doenças cardiovasculares em pets, como parte da campanha “De coração pra coração”, no Setembro Vermelho.

O evento virtual contou com a participação de Melina Castilho de Souza Balbueno. Médica veterinária formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, ela é especialista em cardiologia veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e mestre pela Universidade de Santo Amaro (Unisa).

VÍDEO – Vetoquinol completa 10 anos no Brasil: https://youtu.be/OECpa4y1tKE

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita – 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br

Tratamento rápido e certeiro contra infecções evitou perdas de até uma arroba por bovino ao mês, afirma pecuarista

Confira a notícia: https://textorural.com.br/tratamento-rapido-e-certeiro-contra-infeccoes-evitou-perdas-de-ate-uma-arroba-por-bovino-ao-mes-afirma-pecuarista/

Coimma apoia o Desafio da Pecuária Responsável

Confira a notícia: https://textorural.com.br/coimma-apoia-o-desafio-da-pecuaria-responsavel/

[custom-facebook-feed]


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This