A redução da pressão de infecção em um sistema de produção é ponto-chave para a manutenção da saúde animal e a obtenção do melhor desempenho zootécnico. Manter o ambiente adequado para que os animais possam expressar o seu máximo potencial é o segredo de uma produção lucrativa e sustentável. A médica veterinária Ana Caselles, gerente técnica de aves LATAM da SANPHAR Saúde Animal, e o médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico LATAM de suínos da SANPHAR Saúde Animal, salientam que a adoção de um programa de limpeza e desinfecção realmente eficaz em granjas é importante para que tenhamos condições ideais para um bom desempenho de aves e suínos. Da mesma forma,  a capacitação de equipes e o comprometimento das mesmas é fundamental.

“O programa de limpeza e desinfecção envolve uma série de ações, como remoção mecânica da matéria orgânica, limpeza úmida com água sob pressão (alta pressão e baixa vazão), secagem do ambiente (deixar secar ou pelo menos escorrer a água residual), desinfetar (com solução desinfetante adequada) e vazio sanitário. Uma novidade que proporciona excelente resultado é a higienização a seco por meio da utilização de um composto à base de um blend de minerais, que atua mesmo na presença de matéria orgânica. A vantagem deste conceito é que o mesmo permite seu uso na presença dos animais. Este procedimento baseia-se na dessecação, alteração de pH e remoção de gases nocivos do ambiente e assim reduz a pressão de infecção de agentes potencialmente patogênicos, como bactérias, vírus, fungos e protozoários”, afirma Ana Caselles.

É necessário que não apenas os programas de limpeza e desinfecção sejam adequados, mas que os profissionais das granjas também sejam treinados e capacitados para a função. Paulo Bennemann informa que é importante que todos os envolvidos saibam o objetivo das medidas de biosseguridade, incluindo a forma como atua o desinfetante, os pontos críticos e, principalmente, a repercussão de um processo de limpeza e desinfecção mal conduzido. “No momento em que a equipe compreende o porquê trabalhar com biosseguridade e quais são seus conceitos, tudo se torna mais fácil”.

Tão importante quanto o treinamento da equipe é a realização de auditorias periódicas, incluindo plano de amostragens e locais de vistorias. “Verificar o ambiente antes e depois da execução do programa de limpeza e desinfecção permite entender a eficácia das ações preventivas. O check-list dos pontos de avaliação em cada etapa da limpeza e desinfecção ajuda a verificar o cumprimento de cada procedimento e a garantir o melhor resultado”, pontua o gerente de suínos da SANPHAR.

Ana Caselles e Paulo Bennemann enfatizam que um bom programa de desinfecção deve contemplar redução de matéria orgânica (seja por meio de limpeza a seco ou úmida), de modo que as sujidades não interfiram na efetividade dos desinfetantes nem sirvam de alimentos ou abrigo para microrganismos; utilização de soluções detergentes (a ação química desses produtos é fundamental para a remoção total de biofilme e matéria orgânica); escolha correta do desinfetante (a atuação dessas substâncias pode diferir de acordo com o tipo de agente patogênico, tipo de superfície de contato, temperatura, qualidade da água utilizada na diluição [pH, dureza, qualidade microbiológica e presença de matéria orgânica)], tempo de contato e efeito residual); volume, concentração e tempo de ação de, no mínimo 10 minutos; e limpeza adequada das tubulações de fornecimento de água de bebida da granja, eliminando biofilme.

Para auxiliar avicultores e suinocultores a colocar em prática programas efetivos de limpeza e desinfecção das granjas, a SANPHAR Saúde Animal oferece programa completo de desinfecção úmida, com desinfetantes à base de quaternários de amônia e associação de glutaraldeído, conferindo amplo espectro de ação contra bactérias, fungos e vírus, bem como programa de higienização a seco, que pode ser utilizado, inclusive, na presença de animais e de matéria orgânica.

O Anuário Peixe BR de Piscicultura 2022 está disponível para download!

Baixe agora o mais completo anuário de piscicultura e fique por dentro dos dados de mercado, perspectivas de futuro da atividade e muito mais.

🔹Download gratuito em http://peixebr.com.br/anuario2022

#PeixeBR

#repost @Peixebroficial

Dia 22 de fevereiro temos um encontro marcado: o lançamento do Anuário Peixe BR da Piscicultura 2022!

Nosso encontro acontece na próxima terça-feira, a partir das 10h da manhã, pelo zoom. Participe!

Link do Zoom: https://bit.ly/LancamentoAnuario2022

#PeixeBR

[custom-facebook-feed]


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This