Em um momento de incertezas, a equipe de Recursos Humanos torna-se um pilar ainda mais importante para apoiar os profissionais mesmo de longe. Cristina Hayashi, Diretora de Recursos Humanos do ERBER Group LATAM, formado pelas empresas Sanphar, Biomin e Romer Labs, explica que as equipes de diferentes áreas vêm adotando medidas simples, mas com grande impacto no dia a dia dos colaboradores.
“Antes da pandemia já tínhamos adotado o modelo de home office parcial. Então, nossos profissionais já contavam com a infraestrutura necessária para se adaptar a esse novo período. Observamos como o mercado tem reagido frente a esse momento, com a implementação de programas e sistemas para todos estarem conectados à distância, mas é importante lembrar que cada companhia tem suas características próprias. Dessa forma, precisamos olhar para dentro e entender nossas necessidades enquanto grupo”, aponta a diretora.
Com a nova dinâmica, os colaboradores perceberam que os momentos de descontração entre as reuniões poderia beneficiar os resultados e aproximar as equipes, mesmo que de formar virtual. “Estávamos acostumados à rotina no escritório. Era possível conversar nos intervalos e criar momentos agradáveis de trocas entre colegas. Agora distantes, essa interação também é fundamental para continuar compartilhando experiências e aprendizados entre as diferentes áreas da empresa”, completa Cristina Hayashi.
Mesmo na pandemia, o quadro de colaboradores do grupo continua crescendo e a integração dos novos profissionais merece atenção. “Com as vídeo-chamadas podemos apresentá-los às equipes, o que antes era um desafio no escritório. Sabemos que as relações humanas são indispensáveis para garantir suporte emocional e buscar maneiras de superar momentos difíceis como esse da melhor forma possível”, destaca a diretora de RH do ERBER Group LATAM.
Criar um ambiente agradável de trabalho sempre foi preocupação do grupo, que conta com comitê de diversas áreas para encontrar soluções que facilitem a rotina dos colaboradores. “Cada área conhece suas necessidades. Ao apresentar para o comitê, todos podem pensar em ações de forma colaborativa e, quem sabe, também implementar em seu time”, diz.
“A tecnologia está do nosso lado e nossa equipe de campo tem feito um ótimo uso das ferramentas disponíveis, atendendo os clientes de forma virtual com a mesma eficiência e atenção de antes. A adaptação está sendo realizada com sucesso e muitas mudanças na forma de realizar nossas tarefas devem permanecer. Estamos muito satisfeitos com a dedicação e entrega de nossos colaboradores em um momento tão delicado. Todos mantiveram a produtividade e a qualidade dos serviços oferecidos. Inclusive nas fábricas, onde a operação segue todas as normas de segurança recomendas pelos órgãos governamentais, os números são surpreendentes”, destaca Cristina Hayashi.
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