Um grupo de 22 jornalistas de nove estados diferentes visitou as instalações da Central de Selagem de Vacinas contra febre aftosa em Vinhedo (SP). A iniciativa da Comissão para Assuntos de Aftosa, do Sindan, objetivou mostrar aos profissionais de imprensa o passo a passo do recebimento, testes, aprovação, aposição do selo holográfico e distribuição dos lotes de vacinas para todo o país.

A visita foi coordenada pelo vice-presidente executivo do Sindan, Emílio Salani, o coordenador técnico veterinário Luiz Monteiro e a gerente da Central de Selagem Katia Camargo, além de participação de Mauricio Motta, CEO da AGV Logística, e equipe.

Os jornalistas conheceram de perto todo o fluxo das vacinas desde a chegada à Central até o embarque em caminhões com temperatura controlada para as revendas agropecuárias.

No final, Emílio Salani esclareceu todas as dúvidas dos jornalistas. Três jornalistas de Rondônia ficaram particularmente interessados no plano do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) de retirar a obrigatoriedade da vacinação em maio de 2019. Salani esclareceu que a indústria de produtos para saúde animal apoia o Plano Estratégico PNEFA 2017/2026, porém alertou sobre a complexidade do processo, pois envolve controle de fronteiras, exames epidemiológicos e banco da antígenos/vacinas.

Participaram da visita à Central de Selagem de Vacinas jornalistas de RS, PR, SP, MG, GO, TO, PA, MT e RO.

Share This