O Brasil está exportando mais tilápia em 2019. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, nos primeiros oito meses do ano o país comercializou 520,5 toneladas, com crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o maior destaque é o filé congelado, com aumento de 110% nas vendas. O país também exportou mais filé de tilápia fresco e tilápia congelada.

Produto

Exportações

2018 (t)

Exportações 2019 (t)

Variação

Filé fresco

                351,444

            420,111

          20%

                 Filé congelado

                 40,421

             84,843

          110%

               Tilápia congelada

                  0,080

             15,577

     +193.000%

Fonte: Secretaria de Comércio Exterior

Os Estados Unidos são o maior comprador da tilápia brasileira, com 97% do total. Canadá, Equador, África do Sul e Panamá estão entre os importadores.

O aumento do volume total é relevante, mas o tipo de produto exportado também merece destaque. A PEIXE BR informa que a tradição é de comercialização de filé fresco. Porém, em 2019 verifica-se crescimento significativo de outros itens, antes sem competitividade, especialmente de filé congelado de tilápia.

Segundo Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, três fatores principais ajudam a entender o crescimento das exportações de tilápia pelo Brasil. “É indiscutível a melhoria de competitividade da cadeia produtiva da tilápia no Brasil, em todos os segmentos: genética, produção, nutrição, sanidade, processamento e comercialização. Há evolução devido à aplicação de tecnologias que proporcionam ganhos”, explica o dirigente.

Além disso, informa Medeiros, foi importante a implantação do Drawback para tilápia, proporcionando mais competitividade ao produto brasileiro. “Essa conquista deve-se ao trabalho conjunto da Peixe BR e a Embrapa Aquicultura”, destaca.

O presidente executivo da Peixe BR também cita como fator positivo para o aumento das exportações brasileiras de tilápia a parceria da entidade com a APEX Brasil para presença, nos dois últimos anos, de empresas brasileiras na Seafood North America, maior exposição da cadeia do pescado do continente americano, realizada em Boston (EUA). A participação da missão brasileira está confirmada para 2020.

Os touros Montana com CEIP já foram marcados e estão com exame andrológico positivo para início das vendas em todos os criadores. São cerca de 1.000 touros jovens à disposição. Saiba mais em http://www.textorural.com.br

#textorural #programamontana #montana

Mais de 150 animais Nelore serão colocados à venda nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Rima Weekend, evento promovido pela Rima Agropecuária, na Fazenda Santa Maria (Entre Rios de Minas, MG). O remate terá transmissão ao vivo pelo Canal Rural. #rimaagropecuaria #rimaweekend #nelore

Unable to display Facebook posts.
Show error

Error: (#10) To use 'Page Public Content Access', your use of this endpoint must be reviewed and approved by Facebook. To submit this 'Page Public Content Access' feature for review please read our documentation on reviewable features: https://developers.facebook.com/docs/apps/review.
Type: OAuthException
Code: 10
Please refer to our Error Message Reference.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

There may be an issue with the Instagram Access Token that you are using. Your server might also be unable to connect to Instagram at this time.

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Error: admin-ajax.php test was not successful. Some features may not be available.

Please visit this page to troubleshoot.


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This