O Brasil está exportando mais tilápia em 2019. Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior, nos primeiros oito meses do ano o país comercializou 520,5 toneladas, com crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2018. De acordo com a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), o maior destaque é o filé congelado, com aumento de 110% nas vendas. O país também exportou mais filé de tilápia fresco e tilápia congelada.

Produto

Exportações

2018 (t)

Exportações 2019 (t)

Variação

Filé fresco

                351,444

            420,111

          20%

                 Filé congelado

                 40,421

             84,843

          110%

               Tilápia congelada

                  0,080

             15,577

     +193.000%

Fonte: Secretaria de Comércio Exterior

Os Estados Unidos são o maior comprador da tilápia brasileira, com 97% do total. Canadá, Equador, África do Sul e Panamá estão entre os importadores.

O aumento do volume total é relevante, mas o tipo de produto exportado também merece destaque. A PEIXE BR informa que a tradição é de comercialização de filé fresco. Porém, em 2019 verifica-se crescimento significativo de outros itens, antes sem competitividade, especialmente de filé congelado de tilápia.

Segundo Francisco Medeiros, presidente executivo da Peixe BR, três fatores principais ajudam a entender o crescimento das exportações de tilápia pelo Brasil. “É indiscutível a melhoria de competitividade da cadeia produtiva da tilápia no Brasil, em todos os segmentos: genética, produção, nutrição, sanidade, processamento e comercialização. Há evolução devido à aplicação de tecnologias que proporcionam ganhos”, explica o dirigente.

Além disso, informa Medeiros, foi importante a implantação do Drawback para tilápia, proporcionando mais competitividade ao produto brasileiro. “Essa conquista deve-se ao trabalho conjunto da Peixe BR e a Embrapa Aquicultura”, destaca.

O presidente executivo da Peixe BR também cita como fator positivo para o aumento das exportações brasileiras de tilápia a parceria da entidade com a APEX Brasil para presença, nos dois últimos anos, de empresas brasileiras na Seafood North America, maior exposição da cadeia do pescado do continente americano, realizada em Boston (EUA). A participação da missão brasileira está confirmada para 2020.

Últimos Kits da campanha Coma Mais Peixe prontos para ir para as mãos dos influenciadores. A campanha Coma mais Peixe é iniciativa da @Peixebroficial com o apoio de empresas de diferentes elos da cadeia de piscicultura e realização da Texto Comunicação Corporativa.

A UPL Brasil apresenta cinco estudos científicos no 45º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. O evento acontece entre 29 de outubro e 1º de novembro, no Hotel Monreale, em Poços de Caldas (MG). Leia mais: http://bit.ly/31I0qiy

This message is only visible to admins.

Problem displaying Facebook posts.
Click to show error

Error: Server configuration issue


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This