A Boehringer Ingelheim Saúde Animal, uma das líderes mundiais em saúde animal, anuncia o lançamento da vacina BovelaTM a aliada mais eficaz no combate à Diarreia Viral Bovina (BVD).
Segundo a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE), a BVD é uma das enfermidades de maior impacto negativo na produção de carne e leite na pecuária mundial, inclusive no Brasil, onde há casos em todos os estados.
O vírus provoca problemas reprodutivos no rebanho, incluindo aborto, repetição de cio, reabsorção embrionária e mumificação fetal. Também causa a queda expressiva do ganho de peso dos animais, o nascimento de bezerros fracos (alguns não sobrevivem) e queda da imunidade, o que, consequentemente, abre as portas para a entrada de outras doenças oportunistas. Outra característica importante da BVD é a formação de animais PI (Persistentemente Infectados), que ocorre quando a vaca está entre 40 e 120 dias de gestação e entra em contato com o vírus. Este bezerro nascerá imunotolerante (não responderá a vacinações) e será uma fonte de disseminação do vírus na propriedade, pois o eliminará durante toda a sua vida.
A vacina protege contra os dois tipos de Diarreia Viral Bovina: A BVD Tipo 1 e a BVD Tipo 2. A primeira é historicamente mais comum na Europa, com pelo menos 16 subtipos identificados. Já o Tipo 2 ainda está emergindo, mas já registra altos índices de mortalidade (de 30% a 50%, segundo a AHVLA – Animal and Plant Health Agency, com sede no Reino Unido). No Brasil são quase igualmente distribuídos com frequências de 40-57% para BVDV Tipo 1 e 42 45% para BVDV tipo 2 (WEBER et al, 2014) .
BovelaTM promete uma revolução na luta contra a BVD no Brasil. “BovelaTM é a única vacina viva contra a BVD disponível no mercado brasileiro atualmente e conta com a tecnologia exclusiva L2D (Live Double Deleted – Viva Duplamente Deletada), fator essencial para o controle eficaz desta doença silenciosa e traiçoeira que causa tantos prejuízos para a pecuária brasileira.” explica Fernando Dambrós, médico veterinário e gerente de produtos da Boehringer Ingelheim Saúde Animal.
Com a chegada da BovelaTM, os pecuaristas de corte e de leite garantem a proteção do rebanho de forma simples. A vacina pode ser aplicada a partir dos três meses de idade e não requer reforço após 30 dias para animais primovacinados (animais que estão recebendo a primeira dose). Estudos comprovam que “BovelaTM confere proteção durante 12 meses e pode ser utilizada em animais independente do status reprodutivo, exceto touros reprodutores, conforme bula.
Para evitar os prejuízos e a formação de animais PI, a vacina deve ser aplicada três semanas antes da inseminação. “BovelaTM atua durante o período de gestação e pós-parto, melhorando os indicadores reprodutivos e auxiliando na produtividade do rebanho como um todo, pois reduz a incidência de pneumonias, descartes e mortalidade de vacas e bezerros”, ressalta Fernando Dambrós.
A vacina Bovela TM estará disponível para compra a partir de março deste ano.