Mal reguladas, fora dos padrões ou descalibradas, as balanças rodoviárias geram prejuízos de bilhões de reais por ano tanto para o país quanto para as empresas envolvidas. Como evitar esses danos ao patrimônio? “O primeiro passo é adquirir apenas equipamentos em conformidade com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)”, recomenda Rafael de Freitas Silva, Controller na Coimma Balanças e Vice-Presidente Técnico do Agronegócio na Associação Brasileira dos Fabricantes de Balanças, Pesos e Medidas, Permissionários e Importadores (ABRAPEM).

“Quando falamos em balanças rodoviárias, estamos lidando com o resultado do peso em grandes proporções. Quaisquer desvios não controlados para mais ou para menos podem causar grandes prejuízos ou até mesmo o enriquecimento ilícito. Por isso, é importante utilizar somente equipamentos com a chancela do INMETRO”, reforça Rafael Freitas Silva.

“Se as balanças estão devidamente ajustadas e calibradas e de acordo com as normas do INMETRO, pesam com exatidão os produtos transportados nos caminhões, garantindo, assim, o valor correto dos bens comercializados”, assinala Marino Augusto Passoni, Gerente Nacional da Coimma Balanças.

As verificações são realizadas pelo INMETRO e/ou IPEM (em alguns Estados). O órgão avalia em detalhes o modelo e as características da balança para garantir o cumprimento das normas do INMETRO. “A balança aprovada recebe lacre e selo de verificação inicial, com validade de um ano. A frequência entre as verificações metrológicas subsequentes e periódicas; são definidas de acordo com a Legislação e as características operacionais e do regime de trabalho da Balança. A verificação metrológica pertence ao universo da metrologia legal e, portanto, é de caráter obrigatório. Trata-se de um processo especializado e fundamental, pois se trata de um item indispensável na cadeia do transporte de alimentos, insumos, matérias primas, produtos acabados, máquinas e equipamentos”, diz Marino Passoni.

A balança é submetida a inspeção e aos ensaios definidos na regulamentação legal pertinente, comparando os resultados com as exigências legais estabelecidas nessa regulamentação. Os ajustes e a calibração são realizados através do uso de Unidade Móvel de Calibração (UMC) com Massas (Pesos) Padrão.

“A indústria brasileira devidamente regulamentada trabalha em parceria com o INMETRO no desenvolvimento de balanças rodoviárias com a mais avançada tecnologia, garantindo pesagem de caminhões com precisão. Essa confiabilidade permite que o transporte rodoviário de cargas seja feito segundo as regras estabelecidas, dentro dos limites de tolerância definidos pela legislação e garantindo a segurança de todos”, explica Rafael de Freitas Silva, Controller na Coimma Balanças e Vice-Presidente Técnico do Agronegócio na Associação Brasileira dos Fabricantes de Balanças, Pesos e Medidas, Permissionários e Importadores (ABRAPEM).

A Coimma oferece dois modelos de balanças rodoviárias em três versões de instalação: embutida, semi-embutida e sobre o piso. A balança com plataforma de concreto é a tradicional. Ela atende a todas as aplicações do mercado de pesagem rodoviária estática. Já a balança metálica é modular e transportável, sendo mais utilizada por empresas terceirizadas, em determinado período. É o caso de construtoras de rodovias e empresas de extração de madeira, por exemplo.

Belgo Bekaert, em parceria com o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CETAS), realiza ação de contenção e proteção de animais em Brasília

Confira a notícia: https://textorural.com.br/belgo-bekaert-em-parceria-com-o-centro-de-triagem-e-reabilitacao-de-animais-silvestres-cetas-realiza-acao-de-contencao-e-protecao-de-animais-em-brasilia/

Verminoses podem representar um prejuízo econômico de US$ 1,8 bilhão na produtividade das vacas de leite

Confira a notícia: https://textorural.com.br/verminoses-podem-representar-um-prejuizo-economico-de-us-18-bilhao-na-produtividade-das-vacas-de-leite/

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