Exames laboratoriais para diagnóstico de enfermidades animais estão entre as mais importantes e prioritárias ações na produção de alimentos de origem animal.  “Ao buscar auxílio laboratorial, os produtores podem se deparar com diferentes métodos e tecnologias para a adequada identificação das bactérias presentes nos seus animais – sejam aves, suínos, peixes ou bovinos”, explica Talita Resende, coordenadora de diagnósticos da SANPHAR/IPEVE.

“O processo completo de produção de vacina autógena é detalhado, incluindo coleta, isolamento, identificação e caracterização do agente causador de doença. Essa sequência de ações é fundamental para o sucesso do procedimento, pois permite chegar ao patógeno-alvo. O passo seguinte é a adição do antígeno específico em uma vacina autógena, que vai agir com eficácia contra a bactéria que está comprometendo a saúde daquela propriedade”, explica Talita.

O antibiograma está entre as mais importantes técnicas disponíveis, pois, traz a possibilidade de agilizar os procedimentos sanitários, em caráter emergencial, com os antimicrobianos disponíveis no mercado. “Nesse exame, as cepas coletadas na propriedade e isoladas em laboratório são testadas contra os principais antimicrobianos. O produtor é orientado a tratar com determinado princípio ativo, cuja bactéria seja sensível ao mesmo, de modo a diminuir a incidência da doença até que a vacina autógena esteja pronta e disponível para a aplicação”, informa a especialista, reforçando que “a SANPHAR/IPEVE incentiva e orienta os produtores a fazerem o uso racional de antimicrobianos”.

Além do antibiograma, o IPEVE oferece uma série de exames laboratoriais. PCR para detecção e tipificação do agente patogênico e sorologia para perfil de imunidade dos animais estão entre as tecnologias oferecidas. “O IPEVE possui equipe de médicos veterinários, biomédicos, biólogos e técnicos com vasta experiência e tem o compromisso para assegurar a segurança e a qualidade dos diagnósticos dos exames oferecidos e da produção de vacinas autógenas, além do acompanhamento e orientação para cada caso”, ressalta Talita Resende.

O Anuário Peixe BR de Piscicultura 2022 está disponível para download!

Baixe agora o mais completo anuário de piscicultura e fique por dentro dos dados de mercado, perspectivas de futuro da atividade e muito mais.

🔹Download gratuito em http://peixebr.com.br/anuario2022

#PeixeBR

#repost @Peixebroficial

Dia 22 de fevereiro temos um encontro marcado: o lançamento do Anuário Peixe BR da Piscicultura 2022!

Nosso encontro acontece na próxima terça-feira, a partir das 10h da manhã, pelo zoom. Participe!

Link do Zoom: https://bit.ly/LancamentoAnuario2022

#PeixeBR

[custom-facebook-feed]


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This