A Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, amplia o portfólio de sua linha de suplementos minerais, com a pioneira “Dry Technology”. “Incorporamos um conceito que ainda não existe no mercado aos produtos da marca Bellman. A tecnologia Dry possibilita que os suplementos permaneçam secos, mesmo após molhados pela chuva. Isso ocorre”, explica Josiane Lage, Supervisora de P&D, Bovinos de Corte, da Trouw Nutrition.
As chuvas frequentes ou inesperadas representam um problema muito comum no dia a dia das propriedades rurais. Nesse ambiente, os suplementos minerais, quando molhados, absorvem a água, apresentando crostas ou emblocamento e dificultando o consumo pelos animais. A menor ingestão de suplementos impede que os bovinos tenham o desenvolvimento adequado. Além disso, quando molhados, os insumos podem perder o balanceamento de parte dos nutrientes.
“A inovadora Dry Technology, presente na linha de suplementos minerais Bellman, evita que a água da chuva, quando em contato com os produtos, dissolva ou lixivie os minerais presentes, permitindo que os insumos continuem farelados e, portanto, mais homogêneos. Dessa forma, não há prejuízo ao consumo pelos animais. Esses fatores são determinantes para o bom desempenho de ruminantes e para a consequente rentabilidade dos pecuaristas”, explica Josiane Lage.
A especialista da Trouw Nutrition explica que quando a deficiência de determinados minerais ocorre em sistemas de produção a pasto pode ocorrer perdas não perceptíveis, incluindo a redução no potencial de produção, redução na imunidade e falhas reprodutivas, com diminuição da taxa de prenhez. “As exigências de minerais para bovinos mudam de acordo com as várias fases do ciclo de produção. Portanto, é importante estar atento ao balanceamento dos suplementos minerais para alimentação de bovinos de corte durante todo o ano”, ressalta a Supervisora de P&D, Bovinos de Corte, da Trouw Nutrition.
Josiane lembra que os suplementos minerais são fornecidos em cochos, que, dependendo da estrutura, podem ser vulneráveis à ação da chuva. “Cobrir e proteger o cocho são fundamentais para manter a qualidade da mistura e, assim, evitar desperdícios e menor consumo pelos animais. Entretanto, mesmo que a suplementação ocorra em fazendas com boa infraestrutura, onde há cobertura nos cochos, algumas não impedem que os suplementos minerais tenham contato com a água”, destaca a especialista. “Os suplementos minerais representam parte significativa dos custos de uma fazenda. Portanto, o uso de tecnologias inovadoras, como a Dry, que evitem perdas, mineralizando o rebanho de forma adequada, é fundamental para o aumento da produtividade e rentabilidade do sistema”, finaliza Josiane Lage.

Share This