Medir, medir e medir. O contínuo avanço da produtividade da pecuária brasileira está diretamente ligado a diversas rotinas essenciais no dia a dia da atividade. Uma delas é a pesagem periódica dos animais. “Esse procedimento é básico para o pecuarista que deseja aliar produção eficiente e planejamento nutricional estratégico”, destaca Alexandre Madeira Herweg, da Fazenda do Lago, em Avaí (SP). “Mais do que novidade, coletar diariamente indicadores de ganho de peso diário, rendimento e resultado econômico animal por animal tornaram-se necessidade da pecuária moderna”, complementa o criador.

Alexandre Herweg trabalha com ciclo completo e investe em tecnologias, como Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), para ser eficiente no processo reprodutivo. Para obter o máximo de performance dos animais, ele investe em pacotes nutricionais diferenciados, que incluem suplementação proteica e mineral. Além disso, aposta no confinamento para aumentar o ganho de peso na etapa final da produção. “Todas essas tecnologias contribuem para ter melhor resultado zootécnico, pois os animais ficam menos tempo em produção. Isso ocorre mesmo com rebanho menor do que no passado. Dessa forma, não podíamos negligenciar uma rotina tão importante como a pesagem diária, pois é essencial avaliar o resultado em cada momento do ciclo”, explica Herweg.

A Fazenda do Lago utiliza o sistema de pesagem BalPass, da Coimma, para pesagem consciente com tecnologia do rebanho. “Com BalPass, conhecer o ganho de peso de cada animal tornou-se algo extremamente fácil. Sem a balança, tínhamos dificuldades em descobrir que animais estavam e quais não estavam se desenvolvendo como esperado”.

Alexandre Herweg tem rebanho de 2 mil animais. “Antes de usar BalPass, realizávamos pesagem-controle dos lotes, mas por amostragem. O objetivo era ter noção do ganho de cada animal. Esse processo gerava muito estresse e influenciava o desempenho posterior dos animais. Além disso, não é funcional, pois não podemos conviver com falta de informações confiáveis. O custo de produção é maior e os animais demoram mais para ser terminados. Fomos procurar tecnologias que nos ajudassem em três aspectos: pesagem, eficiência e bem-estar”, conta o pecuarista.

Desenvolvida com as tecnologias mais recentes em termos de bem-estar, conforto animal e eficiência, a balança BalPass é extremamente versátil e se ajusta aos diversos sistemas de produção. A balança pode ser utilizada no sistema a pasto ou em confinamento, graças ao seu módulo de mobilidade. O equipamento também possui painéis solares que, no campo, servem como fonte autossustentável de energia.

Além disso, a tecnologia embargada envia os dados de pesagem de cada animal individualmente para o celular. “O aplicativo é essencial em nosso trabalho. Com a atualização dos dados em tempo real, em tempo real podemos realizar diversos filtros individuais e ter conhecimento de como está determinado lote e até por animal”, explica Herweg.

“Com a balança, também ficou muito mais simples identificar o boi ladrão, aquele animal que consome muito e não converte em peso e também tomar decisões, como escolher o momento certo da venda dos animais”, completa Alexandre.

A Coimma, líder no mercado de troncos e balanças, contribui com a produção da pecuária desenvolvendo os principais equipamentos de pesagem e manejo do mercado, com tecnologia e modernidade. Aos 70 anos de existência, a empresa tem como um dos pilares o fornecimento de produtos que proporcionam bem-estar dos animais e ajudam os pecuaristas a tornar a atividade cada vez mais produtiva.

UPL lança nematicida microbiológico Biobac para cana-de-açúcar

Confira: https://textorural.com.br/upl-lanca-nematicida-microbiologico-biobac-para-cana-de-acucar/

Desafio da Pecuária Responsável recebe inscrição de mais de 70 projetos; ideia vencedora receberá prêmio de R$ 15 mil

Confira a notícia: https://textorural.com.br/desafio-da-pecuaria-responsavel-recebe-inscricao-de-mais-de-70-projetos-ideia-vencedora-recebera-premio-de-r-15-mil/

@PhibroBrasil

[custom-facebook-feed]


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This