Realizada nos dias 17 e 18 de outubro, na Friboi de Senador Canedo (GO), a 19ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade avaliou 861 animais: 736 machos e 125 fêmeas. O frigorífico Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal apoiam a 23ª edição do Circuito. A etapa goiana foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Goiana do Nelore (AGN).

“Os neloristas levaram animais muito jovens e pesados. Além disso, observamos ótimo acabamento de gordura nas fêmeas”, destaca André Locateli, gerente executivo da ACNB.

“94,5% dos machos possuíam até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 83% deles tinham dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Outro destaque da etapa foi o peso médio dos machos, que atingiu 22,6 arrobas”, completa André.

A Nelore OL, da Fazenda Veracruz (Goianésia/GO), conquistou sua 3ª Medalha nesta edição do Circuito. Na 18ª etapa, realizada em Mozarlândia (GO), o criatório também havia apresentado o Melhor Lote de Carcaças de Machos. Além disso, já havia conquistado a 1ª colocação na etapa de Goiânia (GO).

O criatório tem histórico de grandes vitórias nas etapas do Circuito realizadas em Goiás. Em 2020, a Nelore OL também venceu as três etapas promovidas no estado.

“Mais uma vez conseguimos vencer todas as etapas promovidas em nosso estado. Isso deixa claro que não tínhamos apenas um lote com capacidade de produzir a carne que o mercado deseja, mas que todos os nossos animais se enquadram com os padrões de qualidade que o consumidor espera receber”, comenta Leonardo Rios, gerente de pecuária da Nelore OL.

Segunda colocada no campeonato, a Fazenda Reunidas Baumgart (Rio Verde/GO), de Rolf Gustavo Roberto Baumgart, foi premiada com a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze foi entregue para Evaldo Vicentini, da Fazenda Brasília (Jussara/GO).

“98% das fêmeas tinham até 2 dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade) e 93% delas possuíam dentição de leite (menos de 2 anos de idade). Além disso, 92% pesaram mais de 14 arrobas, fechando com a média de 17,3 arrobas. Também havia cobertura de gordura mediana ou uniforme em 94% das fêmeas”, ressalta o gerente executivo da ACNB.

O campeonato Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas teve Mário Pinto da Silva, das fazendas Palmeiras e Crixázinho (Formosa/GO), como vencedor. Este ano, Mário já conquistou Medalha de Ouro com um lote de fêmeas e Medalha de Prata com um lote de machos na etapa de Goiânia (GO).

A segunda posição ficou com a Agropecuária Nelore Paranã Ltda, da Fazenda Eldorado (Iaciara/GO), que este ano já havia conquistado uma Medalha de Bronze com um lote de machos na etapa realizada em Goiânia (GO). Rolf Gustavo Roberto Baumgart, da Fazenda Reunidas Baumgart III (Rio Verde/GO), recebeu a Medalha de Bronze pela terceira colocação.

Os lotes de fêmeas da Agropecuária Nelore Paranã Ltda. e da Fazenda Reunidas Baumgart foram também premiados com a Medalha Ouro Branco. A premiação, novidade no Circuito Nelore de Qualidade 2021, visa destacar os lotes que atingem altos padrões de classificação e uniformidade, com potencial para o abastecimento de linhas de cortes premium.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne Nelore, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal e cresce a cada ano: em 2021, estão confirmadas 36 etapas. Até o fim do ano, mais de 20 mil animais devem ser avaliados. O Circuito Nacional de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Confira o calendário completo e outras informações sobre o regulamento do Circuito no site da ACNB: www.nelore.org.br/CircuitoNelore.

 

O Anuário Peixe BR de Piscicultura 2022 está disponível para download!

Baixe agora o mais completo anuário de piscicultura e fique por dentro dos dados de mercado, perspectivas de futuro da atividade e muito mais.

🔹Download gratuito em http://peixebr.com.br/anuario2022

#PeixeBR

#repost @Peixebroficial

Dia 22 de fevereiro temos um encontro marcado: o lançamento do Anuário Peixe BR da Piscicultura 2022!

Nosso encontro acontece na próxima terça-feira, a partir das 10h da manhã, pelo zoom. Participe!

Link do Zoom: https://bit.ly/LancamentoAnuario2022

#PeixeBR

[custom-facebook-feed]


TextoRural é a plataforma digital da Texto Comunicação Corporativa
para os seus clientes de agronegócio e da cadeia da produção de alimentos.

+55 11 3039-4100

imprensa@textoassessoria.com.br

Share This